Séries de Tv
Séries A última temporada de Lost finalmente começou. John Locke terá seu final redentor? A bomba explodiu ou não? Quem é Jacob? Essas são apenas algumas perguntas que os fãs esperam ver respondidas. Enquanto isso, outras séries como Fringe, House e The Good Wife avançam em suas tramas e várias comédias nos divertem.
Sob Efeito
Sob Efeito Veja no maior site de vídeos do mundo as opiniões sobre filmes, séries e afins, ainda sob efeito imediato dos mesmos.
Crítica: Assalto ao Banco Central
2012 Assalto ao Banco Central. Temos realmente a versão nacional de "11 Homens e um segredo"? Um novo Tropa de Elite? Ou uma decepção gigante?
Cinema
Cinema Vários filmes chegam em 2009 aos cinemas. A nova versão de Sherlock Holmes e o explosivo G.I.Joe estão entre eles. Mais um excelente ano para os amantes da 7ª arte.
Clássicos da Tv
Friends Momentos marcantes de uma das séries de Tv mais inesquecíveis de todos os tempos.
Clássicos do Cinema
Cinema Muitos filmes são muito mais que isso, são verdadeiros clássicos. Aqui relembramos desses ícones do cinema.
Generalidades
Generalidades TOP 3, vídeos divertidos e todo tipo de posts gerais do blog.
Últimos Artigos
Arquivos
Produção por

Paranigma Templates

BLOGGER



sexta-feira, 6 de maio de 2011
Supernatural: uma viagem pós-apocalíptica
Depois de mais de um ano sem atualizar o blog, resolvi retomá-lo e voltar a falar de séries, filmes, HQs, desenhos e outras coisas do mundo nerd. Começando com uma análise da atual temporada de Supernatural, que nos trouxe na temporada passada Lúcifer em pessoa que, em sua batalha iminente com o irmão, o Arcanjo Miguel, ameaçava destruir o mundo em um terrível Apocalipse. No fim, os irmãos Winchester conseguiram impedir a ameaça e salvaram o mundo, mas deixaram uma grande questão para os fãs: que ameaça poderia ser pior do que o próprio fim do mundo?

Lost

Então tivemos a estréia da temporada atual, que anda dividindo opiniões. Alguns acham que a série deveria ter se encerrado na 5ª temporada e que a atual está péssima, enquanto outros estão curtindo os episódios atuais. Bem, eu sou do time que tem gostado dos episódios, mas paradoxalmente, gostaria que a série tivesse se encerrado.

Explico, os episódios continuam com bons casos da semana, com cenas divertidas e entretendo, mas os rumos gerais da série não me agradam e o motivo é um só: falta de foco.

Todo mundo que assiste a série desde o começo sabe que as temporadas anteriores possuíam uma trama central que ficava clara logo e, mesmo com os casos da semana, ela era o fio condutor de tudo. O ápice disso foi na 5ª temporada, onde fica claro que o Apocalipse era algo que estava na série desde o começo. Daí o criador, Eric Kripke, sai do comando da série e passa a tocha para Sera Gamble e percebemos claramente uma falta de foco na temporada.

Lost



No começo da temporada, Dean está vivendo uma vida normal com Lisa e o pequeno Ben, sendo surpreendido pelo retorno de Sam, que aparentemente saiu ileso da jaula onde Lúcifer e Miguel foram aprisionados. Junto com ele também foi ressuscitado o avô materno dos irmãos, o caçador Samuel, e ambos afirmam não saber como voltaram.

Há um drama inicial de Dean, que fica dividido entre a vida em família e a caça. Ele opta por Lisa, enquanto Sam, que parece um caçador melhor do que era antes, segue em parceria com seu avô. Claro que isso não dura muito e os irmãos logo estão de volta à estrada, caçando as aberrações.

Temos alguns episódios típicos de “caso da semana”. Um episódio que merece destaque é The Third Man, que retoma a história do Apocalipse, mostrando que Rafael quer que o fim do mundo ocorra como devia e iniciou uma guerra civil celestial, tendo Castiel na outra facção. Outro também muito bom é Weekend at Bobby's, que é focado totalmente em Bobby Singer e mostrando seu ponto de vista em relação às missões dos irmãos e de outros caçadores. Episódio com uma quebra de formato muito interessante e que ainda trouxe o demônio Crowley de volta, agora rei do inferno depois da derrocada de Lúcifer.

Lost



O problema é que nenhum desses episódios deixava claro qual era a trama da temporada, os únicos elementos que tínhamos eram o surgimento dos monstros alfas (os primeiros de cada espécie, como o 1º vampiro e o 1º metamorfo) e um comportamento um tanto estranho de Sam, que até usou Dean como isca para vampiro em Live Free or Twihard.

Somente no episódio Family Matters temos uma resposta e um vislumbre de uma trama. Crowley trouxe Sam e Samuel de volta à vida, mas deixou a alma do primeiro na jaula, só devolvendo-a se os irmãos trabalhassem para ele capturando todos os alfas. Isso não durou muito e, em Caged Heat, Castiel colocou Crowley contra a parede, obrigando o demônio a revelar que não conseguiria resgatar a alma de Sam, o que o levou à morte nas mãos do anjo em uma cena marcante.

O foco da temporada então seria a busca pela alma de Sam agora? A resposta é não, já que em Appointment in Samarra, Dean procura a própria Morte e pede que esta resgate a alma de seu irmão. A entidade concorda, desde que Dean tomasse seu lugar por um dia. Esse foi, sem dúvida, um dos melhores episódios de toda a série e, mesmo sem Dean cumprir sua parte completamente, a alma de Sam voltou ao seu lugar, com uma parede mental que impedia as lembranças do inferno de destruírem o rapaz e, obviamente, pode se romper a qualquer momento.

Lost



Com os irmãos de volta ao que eram, finalmente descobrimos qual o motivo do surgimento dos alfas e do interesse de Crowley neles: o Purgatório. Mais precisamente, a Mãe de todos os monstros, que reaparece na Terra no episódio Like a Virgin, 12º da temporada. Ou seja, a vilã principal pode ter surgido apenas na metade da temporada.

Assim, temos três tramas principais: alma de Sam, Mãe dos monstros e guerra celestial. Talvez só a da alma foi melhor desenvolvida, pois o caso da Mãe lembra um pouco Lúcifer na temporada passada, que era excelente sempre que aparecia, mas apareceu pouco, demorou para voltar e decepcionou, enquanto a guerra celestial mal é mencionada e ainda tornou Castiel quase um figurante.

Fora isso, algumas coisas ainda não fazem sentido. Qual motivo Crowley teria para ressuscitar Samuel, já que Dean e Sam poderiam fazer o trabalho? E se apenas uma moça era necessária para ressuscitar a Mãe, por que tantas outras foram seqüestradas?
Bem, o tempo para questionamentos na série talvez tenha passado e seja apenas o momento de divertir e rir de si mesma como no episódio The French Mistake, onde Sam e Dean viajam para os sets de Supernatural. Um brilhante e divertido episódio metalingüístico, que nos diverte o tempo inteiro.

Lost




Eddie

P.S. não posso deixar de mencionar a homenagem à Arquivo X na abertura do episódio Clap Your Hands If You Believe. Perfeito!
posted by Eddie @ 10:10  
 - 

« Voltar

blog comments powered by Disqus
Perfil

Nome: Eddie
Origem: Uma galáxia distante, em um futuro próximo de um Universo Paralelo
Fã de: HQs, séries, filmes e agora, RPG
Último bom filme visto: Quero matar meu chefe
Página do Facebook
Links