Bom, ao final de cada página de artigo de nosso site, você vai começar a ver esse nosso novo sistema de comentários. Ele é parte integrada da página e é algo mais ou menos como a imagem a seguir:
Primeiro, você vai visualizar na ordem cronológica todos os comentários já feitos dentro deste artigo. Então, no final dela, você terá uma janela que pedirá seu nome, endereço de email e - caso tenha - seu website. Você pode comentar diretamente como um visitante (Guest), mas o mais interessante é que cada leitor na verdade tenha um login no DISQUS para que possamos ter um pequeno cadastro de vocês e ao mesmo tempo tornar seus comentários ainda mais bacanas com imagens de avatar e tudo mais.
Para logar, não é difícil. Clica no ícone do DISQUS que eu destaquei em vermelho e daí você vai ver que uma janelinha será aberta para você fazer seu Login. Como você não tem o cadastro no sistema ainda, deve clicar na opção "New Profile".
Agora, a Janela muda para você preencher uma pequena lista de requerimentos. No caso, email, um username para login e uma senha. Pronto! É só isso mesmo, você já está registrado no DISQUS e o melhor de tudo é que ele tende a te reconhecer não só no nosso blog, mas em todos que adotaram essa plataforma.
Contudo, vamos te ensinar de cara algumas coisas legais para você aproveitar o máximo do programa. Ao entrar logado no sistema, você poderá mudar seu nome de assinatura (mesmo que o Login seja outro) e também escolher um imagem de avatar. Clique em "picture" e você será levado a sua página pessoal do DISQUS. Lá, escolha sua imagem de avatar ou se quiser vincule-a a sua atual imagem do Twitter ou do Facebook. Legal, né?
Em Public Info, além de mudar o seu nome, você preencherá um outro pequeno cadastro que é útil para gente e pra quem quiser te conhecer pelo sistema. O lance é tão bom que praticamente você ganha uma identidade como "leitor de blogs", algo como um profile do orkut e do facebook, mas ao mesmo tempo sem estar preso neles.
O DISQUS também permite que você acaba respondendo diretamente a outros dos nossos leitores e assim torne nossa sessão de comentários tão funcional quanto um forúm. É possível também que você edite seus próprios comentários, caso tenha errado em algo. Ou mesmo apagá-lo, caso não queira mais que sua mensagem seja vista.
Bom, o resto vocês vão mexendo aí pra aprender. Divirtam-se e, claro, não deixem de comentar!
Eddie
P.S. créditos ao meu amigo Coveiro, que assim como eu é editor do site Marvel616, pois ele não apenas fez esse tutorial muito bem explicado, como me ajudou a implantar o sistema por aqui.